Transformação Digital

A jornada para o crescimento no cenário disruptivo

Mindset Digital: o novo caminho para a liderança de sucesso e crescimento de negócios.

Mindset Digital: vença frente à disrupção do mercado e a revolução tecnológica que orienta novos negócios.

Sua empresa está preparada para a quarta revolução?

A revolução que ocorrerá nos próximos anos irá superar em muito o impacto que a revolução industrial trouxe à sociedade da época. Um dos fatores importantes é que essa revolução, chamada de “Quarta Revolução”, não muda apenas aspectos externos dos indivíduos, mas também a própria noção interna, corpórea. A transformação vai muito além de qualquer experiência que o ser humano tenha vivido até hoje. Está unindo sistemas digitais, físicos e biológicos e transformando não só o que fazemos mas também a nós mesmos, o nosso MINDSET.

 

Esse novo MINDSET altera nossa relação com a vida, com o planeta, com o trabalho, cria um novo valor, um modelo de pensamento voltado para a maximização do bem-estar do indivíduo e isso altera o modelo econômico e de negócios para as empresas.

Nesse contexto, surge a necessidade das empresas entenderem esse momento como oportunidade para criação de uma nova história para seus modelos de negócios, baseada na colaboração, criatividade e inovação.

Precisam propor soluções para um mundo conectado em rede o tempo todo, com indivíduos acessando milhares de informações e decidindo suas escolhas de compra. As empresas precisam estar preparadas para trabalhar com o foco no cliente, ou no usuário, no caso do mundo digital, buscando na construção de um relacionamento contínuo e efetivo, através de conteúdos de relevância, a conquista da sua preferência.

Contudo, para isso as empresas precisam ainda de uma transformação em seu MINDSET de negócios bastante significativa em direção à transformação digital plena.


Você pode fazer o download do Digital Report completo sobre MINDSET DIGITAL, clicando abaixo:

 

O NOVO MINDSET DO LÍDER

Um dos principais agentes responsáveis da mudança almejada pelas empresas nessa transição, para um novo modelo de negócio em sintonia com este cenário, são as lideranças. Nesse contexto, o que vemos atualmente é uma avalanche de líderes buscando entender o novo panorama do mercado constantemente transformado e impulsionado por novas ideias e novas práticas, no qual o meio digital se tornou protagonista.

Parte desse entendimento necessário a esses profissionais está no conceito de aprender a aprender como nova forma de crescimento e diferenciação no mercado. Mas a construção de um novo MINDSET, um MINDSET DIGITAL, exige mais deste profissional. Exige um exercício constante de análise do cenário de novos modelos de negócios, de uma compreensão da esfera digital mais aprofundada e focada, de rotinas que estimulem a sua criatividade, de práticas que facilitem a percepção de ações inovadoras.

Enfim, o líder dessa nova era deverá ser capaz de desenvolver um novo MINDSET que lhe forneça condições de propor estratégias disruptivas para o seu negócio. Também deve ser agente atuante junto aos seus comandados, de forma inspiradora e capaz de estimular seus seguidores através de um relacionamento de confiança,  transparência e com uma modelo hierárquico horizontalizado.

O QUE É A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS EMPRESAS?

Para muitos, a primeira pergunta que pode surgir é: qual a novidade em falar de transformação nas empresas? Pois bem, realmente o conceito de transformação é antigo e aplicado em todas organizações para melhoria de algum processo a bastante tempo. Então, onde está a diferença entre os dois conceitos. Transformação e transformação digital?

A transformação digital é um termo cunhado para exemplificar as iniciativas das empresas dentro do universo digital buscando melhorias ou até mesmo o acesso a esse universo para negócios. Que mudanças são essas? Primeiro é importante perceber que a transformação digital ou chegada ao meio digital ocorre e impacta toda a estrutura organizacional da empresa. Setores como marketing, vendas, produção e até RH estão sendo impactados  
por mudanças que ocorrem em grande escala, e de fora para dentro.

O processo de transformação digital requer das empresas muito planejamento estratégico e, na maioria das vezes, uma mudança profunda na forma de como ver seu negócio. Há sempre a necessidade de lideranças e colaboradores reconfigurarem suas convicções sobre suas práticas, como as vêem e como as executam. A essa capacidade de transformação se dá o nome de mudança de Mindset. Quando esse primeiro passo é dado um novo cenário se revela. Cenário de oportunidades e de desafios para todos os envolvidos dentro das empresas.

Você pode fazer o download do Digital Report completo sobre MINDSET DIGITAL, clicando abaixo:

 

Um exemplo bastante criativo, de como essa transformação digital e de MINDSET é possível, vem dos EUA, da marca McCormick de especiarias (temperos) para alimentos. O desafio era enfrentar uma desaceleração nas vendas proposta por uma migração dos clientes do mundo físico para o mundo digital. E a resposta foi rápida e certeira. Foi iniciado dentro da empresa um movimento de transformação digital com intuito de encontrar um modo de criar uma plataforma na rede.

Isso ocorreu do seguinte modo, criou-se a plataforma que incentivava os usuários a contarem suas histórias de como usavam seus temperos, em seguida incentivaram a troca de receitas entre esses usuários e por fim criaram uma possibilidade dos usuários a partir de suas preferências de alimento e temperos encontrarem essas receitas no ambiente. Essa ação criou um forte relacionamento entre marca e seus consumidores, além do relacionamento entre os consumidores dos produtos. A marca viu o usuário-cliente de seus produtos se transformar no maior parceiro com a co-criação de conteúdos  para a plataforma. Esse é um entre tantos outros casos de transformação digital e de MINDSET de empresas que obtiveram sucesso com essa decisão, de transformar o seu negócio de produto em um negócio de plataforma.

E sua empresa, está pronta para atuar neste novo cenário?

A Mentoria como ferramenta na construção do MINDSET DIGITAL e iniciativas digitais integradas à estratégia geral da marca.

Toda decisão por uma mudança requer uma ação efetiva para que ela aconteça.  Exige  um movimento inicial na direção do que se deseja alcançar. No mundo corporativo é necessário muitas vezes uma  reestruturação mais profunda e que movimente todos os envolvidos.

Como iniciar esse processo de mudar e transformar sua empresa?

O caminho que tem apontado melhores frutos nesse processo, geralmente parte por uma aproximação das lideranças, a práticas de MENTORIA, para revalidar o seu olhar sobre o negócio e sua prática de condução. Essa difícil tarefa para os gestores, de olhar seu próprio negócio, quando realizada e conduzida por profissionais com experiência, traz a tona uma nova visão para o gestor.

O que se vê com frequência nestes casos dentro das empresas é o início de um aprendizado das lideranças no sentido de transformação de mentalidade, ou reconfiguração do MINDSET. A MENTORIA tem por praxe ajudar o líder a observar a empresa sobre diversos e novos pontos de vista dando suporte a tomada de decisão de forma mais consistente e tranquila para a liderança. Cabe ao gestor  decidir com base nas diversas análises e cenários já imaginados e debatidos nas MENTORIAS as ações a se seguir.

Deixe um comentário